Sejam todos muito bem-vindos ao meu blogue!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lares já não são encarados como depósitos


A chamada terceira idade, tal como a infância, exige da sociedade o assumir de responsabilidades, muitas das quais passam pela família.

Numa altura em que todos os elementos da família tendem a exercer a sua actividade profissional fora de casa, os idosos, principalmente os que têm já pouca autonomia, representam um problema a resolver. E a resolução vai sempre no sentido de encontrar respostas que garantam, em primeiro lugar, o bem-estar dos idosos, e que, em segundo lugar, sejam capazes de compatibilizar a falta de autonomia destes, com a vida agitada dos restantes membros da família.

Pese embora estas dificuldades, Roque Martins, presidente do Centro Regional de Segurança Social da Madeira, é peremptório ao afirmar que actualmente as famílias deixaram de olhar para os lares de terceira idade, centros de dia e outras estruturas do género como depósitos de idosos. Tal comportamento só aparece em casos muito pontuais. Até porque, explica, os lares, centros de dia e centros de convívio permitem, valorizam e fomentam a responsabilização e ligação afectiva dos familiares e amigos ao idoso residente, não só através das visitas regulares, como também através das várias actividades sócio-recreativas desenvolvidas, que chamam os familiares à participação activa e ao convívio regular com o idoso.

Além disso, o facto de os próprios idosos manifestarem interesse e vontade em frequentar estas estruturas, parece reflectir que cada vez mais as unidades de apoio aos idosos são encaradas como um complemento à família, enquanto célula privilegiada para integração dos seus idosos, e não como meros depósitos. A propósito, Roque Martins sublinha que, actualmente, lares e famílias são duas instituições com objectivos convergentes e complementares, no que se refere ao bem-estar das pessoas idosas.

Fonte: http://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/diario_noticias/2005/dn_2005_05_30_02.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário