Sejam todos muito bem-vindos ao meu blogue!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Velhos são os trapos!

Longe vai o tempo em que envelhecer era sinónimo de chegar ao fim da vida. Hoje em dia, a terceira idade é "apenas" mais uma fase. Tão preenchida e cheia de coisas novas, como as que a antecedem.

Cabe a cada um preparar-se. O envelhecimento físico é inevitável, mas com os cuidados adequados é possível ajudar o corpo a viver esta fase sem complicações de maior. Exercício físico, alimentação saudável, não fumar, nem consumir bebidas alcoólicas em excesso são a chave para uma velhice longa e activa.

No caso dos séniores, é fundamental evitar "enferrujar" e perder mobilidade. O importante é mexer-se e praticar desportos que estimulem a flexibilidade. As opções são múltiplas e variadas: da simples caminhada, passando por aulas de grupo ou exercícios específicos num ginásio ou golfe. Além de exercitar o corpo, estas actividades obrigam a sair de casa e estar com pessoas, estimulando a saúde psicológica.

Actividades que ajudam a viver melhor:
  • Ioga. Arte milenar indiana que trabalha a disciplina, o corpo e a mente. Recomendada para pessoas de todas as idades, tem benefícios na melhoria da flexibilidade, postura, equilíbrio e estabilidade física e mental.
  • Tai-chi. Praticado há milénios na China, tem um sistema de exercícios que ajudam a melhorar a percepção do corpo. Uma série de movimentos suaves e leves melhoram a postura, a flexibilidade, estabilidade e revitalização da mente.
  • Pilates. Método de exercícios concebido para melhorar a postura e a flexibilidade através do fortalecimento dos músculos abdominais e lombares. Previne e alivia problemas nas costas, aumenta a consciência corporal e a coordenação.
  • Hidroginástica. Exercício praticado na piscina. A água facilita a execução dos movimentos e protege as articulações, sendo um ambiente seguro para praticar os vários movimentos. Aumenta a flexibilidade, relaxa e melhora a mobilidade.

In, Revista Viver Bem, n.º 2 - Janeiro/Abril Quadrimestral

Sem comentários:

Enviar um comentário